02 outubro, 2012

Inicia a Jornada Diocesana da Juventude


A catedral São João Batista, em sintonia com as dioceses do mundo todo, acolheu nesse domingo, 30 de setembro, grande número de jovens representando as foranias da diocese para a missa de envio da cruz e do ícone de Nossa Senhora, em preparação para a jornada mundial da juventude que acontecerá no próximo ano.

cruz2
Missa Celebrada por dom Emanuel e a presença de centenas de jovens
Às 10 h, padre Moacir Nogueira, assessor da Pastoral da Juventude na Diocese de Caratinga, acolheu aos jovens e, em seguida, o bispo diocesano dom Emanuel Messias proferiu a bênção da cruz e do ícone. Às 10:30 h teve início a celebração eucarística presidida pelo bispo e com a presença dos padres Christian Moreira, Moacir Nogueira, José Raul, Ademilson, Paulo Alexandre, Agnel, Roberto Carlos, Marlone e frei Jorge.
Na homilia, dom Emanuel convidou aos jovens e demais participantes da missa a se colocarem de pé e por alguns instantes contemplarem a cruz, que estava no presbitério, após exortou aos fiéis a rezarem “nós vos louvamos e vos bendizemos Senhor Jesus, porque pela vossa santa cruz remistes o mundo”. E olhando para o ícone de Nossa Senhora a rezarem a oração da Ave Maria. Depois lembrou que esse momento está em comunhão com as Igrejas do mundo inteiro, carregando a cruz, símbolo da salvação e o ícone. Isso porque a Igreja se faz jovem na medida em que o jovem carrega a cruz de Cristo.
Então, lembrou que a cruz lembra dor e sofrimento. “Na verdade, no início, ela significou isso mesmo, era instrumento para castigar aos maus. Contudo, depois de Jesus, que veio a nós por Maria, quando ele abraçou a cruz, ela se tornou símbolo de salvação e vida”, assim, lembrando nossos sofrimentos e os unindo a cruz de Cristo ela se torna consolo para nós. Dom Emanuel, ainda, convidou a todos para traçarem sobre o corpo o sinal da cruz, recordando o símbolo da fé cristã. A cruz é comunhão dos homens entre si (haste horizontal) e com Deus (haste vertical). Ademais, fez referência a figura de Maria, modelo do discípulo perfeito, que caminha com Cristo até a cruz sem perder a fé.
Depois, servindo-se das leituras do dia, afirmou: “não devemos aprisionar o Espírito Santo de Deus. É preciso arrancarmos pela raiz o mal que nos impede de servir a Jesus. Precisamos respeitar a todos e ao Espírito que sopra onde quer”.
Por fim, recordou a passagem do livro dos Cânticos dos cânticos: “meu amado para mim e eu para ele”. E trouxe o versículo para uma linguagem jovem: “eu sou doidinho por Jesus e Jesus doidinho por mim”. Ao término da celebração aconteceu o envio da cruz e do ícone para a paróquia de Entre Folhas, onde terá início a peregrinação da cruz pela diocese. 
cruz1
Juventude de Entre Folhas
PUBLICADO EM: http://www.diocesecaratinga.org.br


Comente as postagens e concorra a 2 cd’s do Luciano Bretas no próximo sábado.Não esqueça de deixar o seu e-mail e fone de contato.

Um comentário:

  1. Avante jovens de Deus...Pois a passagem da Cruz de Cristo é um levante para conseguirmos almas para Cristo.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante.Deus te Abençoe!