Textos

Envie seu texto para jupacsdd@hotmail.com





HOMENAGEM


Alô,Jussara!

Quando ela canta...mesmo errando a letra.
Quando ela dança( e ensina dançar)
Quando ela rir...
Quando ela ensina sobre fidelidade ao grupo.
Abraço sincero.
Nas primeiras reuniões:sentada,quietinha,tímida...
Depois de muita reza,muito louvor!
Jussara rindo,se soltando...brincando.
Nas atas um nome em 7 letras ,
e ás vezes apenas 6...
Mas o que vale é a PRESENÇA.
PRESENÇA DE ANJO
Dona da mais pura inocência:
–Jussara,Qual presente você daria para o menino Jesus?
E ela responde:
Eu...eu dou um celular...
Menina que faz de sua inocência  uma oração viva.
Menina  carinhosa,alegre,sapeca...
E as vezes pirracenta ...rsrsrrs...
Mas muito especial para a galera do JUPAC.
E que não tem vergonha de falar com Cristo.
Mesmo sabendo que o menino na manjedoura não tem um celular.

Por: Walassy Moura,08/01/2012

AMIZADE


Quando a Alegria se Esconde

 “ Quando se chega ao fundo do poço, alegre-se, não tem como se afundar mais, 
só é possível subir!” (Pe. Léo)

    Você já se deparou com uma situação que fez seu mundo cair? Alguma vez a tristeza te abalou de forma que você pensou em desistir de viver? O que mais vale para você: O que você acha ou o que os outros dizem? O que gostaria de mudar no mundo? O que pode fazer para mudá-lo?
    Uma dica: Comece construindo e lapidando o seu mundo interior.
    Descubra a sua realidade, o que te faz sofrer.
    Critique: Muitas vezes o defeito que vemos não existe, mas insistimos em pensar que os outros vivem falando nele. Entretanto, se verdadeiramente houver, devemos parar e pensar: O que fazer para contorná-lo? (Não descobriu o que fazer?? )  Talvez a resposta esteja na Palavra de Deus!!! Quando tudo parece escuro, Ela é a luz que ilumina nossos caminhos, abre nossa visão e nossa inteligência e assim torna- se possível enxergar o que nos rodeia.
    O amor, o perdão, o serviço e a alteridade são ótimos  remédios para quem procura a paz interior. Já provou alguma vez???
    Encontre a força que você necessita em Deus,o nosso melhor conselheiro.
    Diga  “não” a certas formas de conforto momentâneo que na verdade só desejam te aprisionar.( É possível citar um exemplo?).
    Tente entender os que convivem com você, coloque valores em prática, nunca os despreze. Ame- se, ame ao seu próximo, e em primeiro lugar ame a Deus ( se bem que os três se completam e não existem se isolados).
    Ótimo apoio são os verdadeiros amigos, estes mostram-nos a realidade e de maneira sábia nos ajudam a superar os problemas a serem enfrentados.
    Enfim, sonhe, tenha firmeza, esperança, fé e aprenda a olhar com os olhos de Cristo, pois você deverá precisar, já que ainda se encontra ao pé da montanha que nos fará chegar mais perto do céu. 

Por: Higor Luiz,06/01/2012 

DNJ 2011: UM EXEMPLO

Falar de  PROTAGONISMO FEMININO  em São Domingos das Dores é falar da grande educadora  MARIA CATARINA LUCCA (popular Dona Quita).
Nascida no dia 16/04/1909,Dona Quita estudou o primário no Instituto Nossa      Senhora Auxiliadora em Caratinga e ainda muito jovem foi despertada para o dom de educar.

Mais de um século de vida,de princípios morais,civis e religiosos.

     “Quando me mudei para São Domingos das Dores, só havia 20 casas no povoado. Amava as crianças e gostava muito da vida religiosa. Quando via crianças que mal sabiam falar direito, surgiu-me a idéia de fundar uma escola. Assim iniciou-se a minha carreira, em 1929.
    No inicio as coisas eram bem difíceis. A escola era um cômodo só, feito de barro. Era pequena e não havia cadeiras nem quadro. Eu usava taboas e carvão para escrever. Foi exatamente assim que iniciei a escola.
    Eram 60 alunos, todos entusiasmados e interessados. Queriam muito aprender. Eles andavam muito para chegar até a escola e traziam a merenda de casa (farinha pura). As aulas eram das 7 ás 15 horas.
    Eu simplesmente amava o que fazia. Ficava cada vez mais feliz em ver o interesse dos alunos que eram muito obedientes. Eu cuidava deles, cortava as unhas, os cabelos, catava piolhos e até tirava os bichos.
    Somente em 1930 em que o presidente Magalhães Pinto mandou as caixas com os primeiros materiais didáticos. Antes, era eu quem comprava.
    Fiquei viúva aos 30 anos e não quis mais me casar novamente. Dedique-me ainda mais aos alunos e a escola.
    Sempre fui muito religiosa, dei até catecismo e organizava festas... Como era bom!!! Criei também o Apostolado da Oração, eu era praticamente ‘um padre’, ensinava um pouco de cada coisa: ler, a escrever, subtrair,multiplicar,somar, dividir, e rezar. Enfim, o desejo de ensinar crescia cada vez mais. Sempre rezava antes e depois das aulas, fazia teatros, brincávamos, fazíamos festinhas na escola... Era uma verdadeira farra!
    Trabalhei 20 anos pela prefeitura e 20 pelo estado. Em 1946 aposentei e dei lugar a outras professoras.
    Já tinha cumprido meu objetivo!”

Dona Quita mora em Inhapim e deu este depoimento aos estudantes da Escola Estadual Alaíde Dornelas Nepomuceno para elaboração de uma matéria do jornal estudantil É nosso ADN,edição 1 de novembro 2009.
Texto de :Natália,Phamela ,Soleany,João Marcos
Gentilmente cedido ao JUPAC ON LINE

        
DNJ 2011: A FESTA

 DNJ 2011!!! Me conte tudo, Tim-tim por Tim-tim...


    Enfim, 30 de outubro de 2011, Dia Nacional da Juventude! Galera toda reunida, pé na estrada...Fomos para Iapu, paróquia que foi sede do DNJ da Forania de Inhapim deste ano... Apesar de tantos contratempos que antecederam “o grande dia”, ao final de tudo, impossível não agradecer, valeu a pena!! Festa maravilhosa, encontro de amigos, encontro com Deus e consigo. Pessoas de todos os jeitos e estilos –“ jovens de todas as cores”. Ousados, discretos, eufóricos , todos num mesmo lugar, por uma única razão: estar com Jesus, o dia todo..falar com Ele, render louvores e graças, conhece-Lo melhor, ficar perto, experimentar o Seu amor e o carinho que tem por cada um de nós.
    No começo aquela expectativa, os grupos foram chegando com toda irreverência e competitividade, tipo: “viemos pra abafar”. De repente a ensolarada praça central estava repleta de cores e jovens...  há essas alturas o coração já estremecia, afinal como seria aquele dia? Inquietação que logo foi sendo suprimida pela acolhida vibrante dos animadores do evento, que do alto do carro de som incentivavam aglomeração dos jovens em um único bloco em marcha até o local do encontro.
A avenida principal foi tomada por aquela multidão. Na sacada dos prédios os iapuenses se agitavam com alegria que parecia transbordar nos olhares, gritos, saltos e sorrisos da molecada irreverente. Padres, seminaristas, irmãzinhas e muitos jovens em marcha! De uma forma simbólica mostraram que a juventude se movimenta e se dispõe a evangelizar, levar a boa nova de Deus por todos os caminhos.
    Chegando ao local do encontro, que benção! Chuvaaa e vento... Pra refrescar o calor da caminhada? Pra juntar ainda mais o pessoal no centro? Talvez, um sinal do Espírito Santo chegando e invadindo os corações, desfazendo as barreiras, quebrando o gelo e incendiando a galera, porque depois disso o povo não parou mais...
    Num ritmo envolvente (que não era Djavu,rs), o ministério do pessoal  de Ipaba agitou geral. Fizerem todo mundo sair do chão e louvar pra valer Aquele que é digno de todo louvor, o “Dono da festa”. Foram acolhidas todas as paróquias, uma a uma, todos tiveram que dançar! Jovens, padres, seminaristas e as freirinhas da dancinha do “mata barata”. E quando digo que todos dançaram porque, de fato, todos dançaram, inclusive o senhor bispo Dom Emanuel, e cá pra nós:  Se o  Papa é pop, o nosso bispo é samba no pé,rsr...
    O DNJ deste ano trouxe para discussão o protagonismo feminino em nossa sociedade: “Jovens mulheres tecendo relações de vida”. E nada mais cabível do que um mulher para nos falar sobre. Esta foi Ana Maria (esqueci o que ela é, mas sei que é missionária e evangelizadora). Pois bem, com sua voz retumbante falou-nos sobre o tema do DNJ, trouxe uma iluminação bíblica, revirou na história e discursou sobre mulheres que acolheram o projeto de Deus para suas vidas. Mulheres que deixam pra nós jovens, o exemplo de fidelidade e confiança, que testemunharam em suas vidas a imenso amor que Deus tem por nós. Mulheres que, assim com Nossa Senhora – sem dúvida a maior delas-, encontraram a beleza no serviço ao próximo.” Servir melhor, amar mais”, foi esta a lição do dia, “tecer relações que construam um mundo melhor, relações de vida”.
    Depois disso, sucederam várias apresentações: Momento cultural! O pessoal esbanjou talento e abrilhantou a festa com toda criatividade! Música, teatro, dança e poesia...simplesmente um arraso, merecidos aplausos a todos os grupos que se apresentaram. Desta vez ficamos só nas palmas, mas aguardem, da próxima vez vamos também para emocionar! Parabéns pessoal, ficou tudo muito lindo!
    Houve jantar, mas não sairíamos dali saciados se não fosse pela celebração eucarística. Presidida pelo bispo e com a presença de vários padres e da comunidade local a missa completou aquele momento de graça. Só mesmo a Eucaristia, o próprio Cristo, para nos abastecer com força e coragem para vencer os grandes desafios enfrentados pela juventude e pelos quais, como jovens cristãos que somos, nos dispusemos a lutar.
    Encerrada a missa, a festa continuou. Quando achávamos que as energias físicas já se haviam esgotado -  TAN, TAN, TAN, TANN! Batidão, luzes,raios e fumaça...era chegada a hora da CRISTOTECA! A galera se lançou na dança, extravasou, contrariando o pensamento de muitos que acham que é preciso beber para se divertir, para “se soltar”. Não houve brigas nem violência. Sem uma gota de álcool todos pularam, agitaram com o DJ, e fizeram a festa.
    Voltamos pra casa, embora cansados, mas com a forças interiores restauradas, espírito renovado, certos do caminho que devemos percorrer, da verdade a seguir, da vida que devemos ter. Certos de que nossa força e vitória está somente em Jesus!!!
    Obrigado Senhor, porque EU FUI (nós fomos) no DNJ2011!

GHPPAIVA, 31 de out de 2011